Código de Conduta Desportiva

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Código de Conduta Desportiva

Mensagem por Rolf Gomes em Qua Mar 11, 2015 11:06 pm

Atitudes anti-desportivas e infrações serão analisadas durante e/ou após a corridas e os infratores estarão sujeitos a sansões disciplinares por impruência, imperícia ou negligência.

Regras de Circulação e Ultrapassagem:
Durante a realização de provas de velocidade em circuitos de quaisquer formatos, serão observadas as regras de circulação e ultrapassagem desportivas, ou seja, de acordo com seu traçado, visibilidade, velocidade média permitida ao setor da pista e condições da via.

A ultrapassagem se dará pela aproximação mínima de 10 metros do carro imediatamente a frente e a sua execução estará condicionada as condições de segurança durante a ultrapassagem em conformidade com espaço oferecido pelo traçado para esta ação.

Fica vedada a obrigatoriedade de "aviso prévio" para execução de ultrapassagem, porém, recomenda-se ao piloto que deseja realizar a ultrapassagem que tome medidas de segurança afim de evitar danos decorrentes de acidentes que possam ser evitados de alguma forma.

Corte de caminho não será permitido e se comprovados os cortes, o piloto será punido em 5 segundos por corte, sem perda considerável de velocidade. Em caso de disputa de posição o beneficiado pelo corte terá que ceder a posição em num prazo máximo de 1 volta, caso não seda a posição fará uma parada obrigatória nos boxes ao final da prova ou na prova subsequente.

Linhas do Box:
Serão respeitadas a preservação da segurança na entrada e saída dos boxes demarcados por suas linhas. Caso haja queima nas áreas demarcadas na entrada e saída do box, quando houver tráfego, o piloto infrator será punido com a perda de 5 segundos no tempo final da prova em andamento. Em caso de reincidência e/ou acidente resultante a infração, será aplicada a pena dobrada em cada ocorrência na mesma prova, podendo ser cobrada a penalidade na prova subsequente em caso de não haver condições de cobrá-la na prova em andamento.

Parada no Box - PitStop:
O piloto que pretender realizar o PitStop (parada no box) deverá informar sua pretenção antes de sua entrada e antes de sua saída do box para evitar acidentes.

Drive Thru - Substituível por perda de tempo ou aplicável caso não haja condições de acrescentar tempo.
Casos de colisão provocada, cortar caminho com ou sem vantagem visível, dificultar a ultrapassagem de oponente mais rápido ou quando retardatário, resistir ou dificultar a ultrapassagem, reincidência de quaisquer tipos de infrações considerada leve ou média, será punido com Drive Thru, ou perda de 10 segundos no tempo final da presente prova ou da etapa subsequênte.

Em caso de reincidência na mesma etapa o piloto deverá cumprir o Drive Thru durante a mesma etapa ou na etapa subsequênte.

Substituição de Titularidade e do Carro ou pintura Homologados:
Em caso de substituição do piloto titular sem o prévio aviso e/ou sem autorização ou em caso de troca de carro ou pintura na mesma situação o piloto será punido com a desclassificação imediata e perda dos pontos conquistados na presente prova, etapa ou bateria.

Regras de Comunicação:
É indispensável e de caráter obrigatório a utilização de equipamento de comunicação por parte do piloto participante de treinos, corridas classificatórias e corridas oficiais. Fica estipulado o uso de headsets (fone e microfone com fio ou wirelles) para transimssão e recepção de audio de uso individual privado e restrito ao piloto associado ao clube, bem como aos seus convidados e participantes ocasionais.

Fica proibido aos pilotos e participantes dos eventos por nós realizados se utilizar, interromper, atrasar, atrapalhar ou impedir as transmissões da organização e demais participantes durante os treinos, classificatórias e corridas oficiais no canal de comunicação do grupo ou lobby com conversa prolongada, linguagem vulgar ou comentários desnecessários ou alheios ao advento no decorrer do evento.

Infração cometida pela não utilização ou alteração de características de Numberplates e Adesivos obrigatórios:
A identificação do carro e do piloto se dará por meio de uso da "numberplate oficial", fornecida pela organização do evento, contendo o número do piloto, e título da competição. O piloto que alterar as caracteristicas ou não utilizar a numberplate oficial e/ ou os adesivos obrigatórios será punido com a perda de 15 segundos no tempo final da prova em andamento. Em caso de reincidência durante o campeonato, será aplicada a pena dobrada em cada ocorrência, podendo ser aplicada a punição de Drive Thru caso não haja como efetuar o acréscimo de tempo, exceto se houver "falha" no carregamento da imagem da pintura completa do carro em virtude de problemas técnicos da live ou do jogo.

​A organização poderá autorizar, por uma única etapa, a não utilização de numberplate e adesivos obrigatórios em caso de ter sido o piloto convidado a participar da respectiva competição de última hora.

Dos Recursos:
- O piloto prejudicado ou preterido de sua posição ou vítima de dano veicular poderá denunciar através de "report" a prática delituosa e infracionária de seu (s) autor(res) junto a organização desportiva.
- O report ou denúncia deverão ser feitos diretamente na página do grupo no facebook ou páginas da web respectivamente utilizadas para o mesmos fins, devendo o denunciante informar o título do evento, a etapa e bateria, o circuito, o tempo da ocorrência e ainda enviar o "clip" (30 segundos) para análise e constatação através da telemetria.
- As penalidades poderão ser aplicadas pelo conselho disciplinar da organização, formado por no mínimo 3 pilotos, até o término do campeonato em questão, porém, recomenda-se que ocorram antes da próxima prova subsequente.
- Poderão ser feitos pedidos de revisão de reports e revogação e cancelamento de punições, verbalmente ou por escrito, por uma única vez, pela vítima ou pelo infrator.

- Além das penalidades previstas, poderão ser aplicadas sansões disciplinares tais como; multa, suspensão ou expulsão do infrator.


Penalidades previstas:
- Dano causado por "Colisão" resultante em até 10% de dano ao carro ou perda de tempo comprovado, a punição será de -2 pontos.
- Dano causado por "Colisão" resultante em até 20% de dano ao carro ou perda de tempo comprovado, a punição será de -4 pontos.
- Dano causado por "Colisão" resultante em até 30% de dano ao carro ou perda de tempo comprovado, a punição será de -6 pontos.
- Dano causado por "Colisão" resultante em até 40% de dano ao carro ou perda de tempo comprovado, a punição será de -8 pontos.
- Dano causado por "Colisão" resultante em até 50% de dano ao carro ou perda de tempo comprovado, a punição será de -25 pontos e será acrescentado uma parada no box ou passagem por ele na próxima prova subsequente. Isto implica na perda média de até 30 segundos do tempo final a ser computado.

ATENÇÃO!
A leitura e o conhecimento das condições do presente Código de Conduta de Pilotagem Desportiva é de inteira e exclusiva responsabilidade do piloto, seja membro da [RKAL] Radikal Team Race ou convidados e participantes casuais de eventos realizados por esta organização.

Esses Termos poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio, restando a esta organização apenas a responsabilidade de publicar em canal acessível e divulgar em tempo hábil as alterações realizadas aos seus digníssimos integrantes.
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Rolf Gomes
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